Fisioterapia do Trabalho

A fisioterapia do trabalho atua de forma preventiva e corretiva com o objetivo de promoção da saúde e é constituída por um grupo de programas criados para direcionar as ações em um contexto global para que os fatores multicausais dos distúrbios ocupacionais possam ser atingidos.

DENIZE AOUN prioriza os seguintes programas:
Programa de Levantamento e Análise de Dados ergonômicos: consiste no desenvolvimento de ações na área de ergonomia, incluindo a realização de avaliações sedimentadas em critérios científicos e norteadas pela NR-17, contendo as análises descritiva, biomecânica, ambiental, organizacional, do layout e antropométrica. Além disso, é incluída uma análise técnica ergonômica para compra de acessórios e mobiliários, além de treinamento para seu uso adequado.
Programa de Orientação Educacional: versa sobre a conscientização dos trabalhadores da necessidade de ações preventivas, tanto laborais como extra-laborais, através de palestras ou bate-papo no setor (abordagens breves individuais), distribuição de cartilhas educativas contendo informações preventivas das doenças ocupacionais, estresse, postura, qualidade de vida entre outros, orientação para criação de banners, adesivos, cartazes e similares. 
Programa Postural: trata-se do acompanhamento postural nas atividades laborais, envolvendo a triagem dos funcionários com posturas inadequadas, através da realização de avaliações, orientações e acompanhamento no que se refere à prática de exercícios corretivos domiciliares, orientações sobre as atividades laborais e extra-laborais prejudiciais e inadequadas ao biótipo de cada funcionário individualmente, e orientações in loco sobre o uso correto de acessórios ergonômicos.
Programa de Cinesioterapia Laboral/Ginástica Laboral: esse programa inclui a realização de sessões de exercícios, com as seguintes características: análise biomecânica diagnóstica; séries de exercícios preparatórios e de reequilíbrio tensional, aplicados durante a jornada de trabalho; massoterapia in loco; uso de acessórios e realização dos exercícios ao ar livre, sempre que possível, evitando a monotonia. Os exercícios serão executados de acordo com o interesse e a disponibilidade da empresa.

Programa de Avaliações Cinético Funcionais: esse programa inclui a realização de avaliações cinético-funcionais visando auxiliar o serviço de medicina do trabalho nos exames pré-admissionais, periódicos, demissionais e retorno ao trabalho, bem como na elaboração de programas específicos.
Programa Viva bem: esse programa inclui ações de combate ao sedentarismo e redução de peso, através de ações específicas para cada biotipo mediante avaliação e análise dos exames periódicos, como palestras educativas, orientações e acompanhamento nutricional, orientações de exercícios físicos, levantamento de indicadores de saúde e emissão de relatórios.